Portal Mandaguaçu

Domingo, 19 de Abril de 2026
omny 7
omny 7

Política

MANDAGUAÇU DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA APÓS TEMPORAL

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, no Paraná, publicou nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, o Decreto N° 9844/2025

Vinicius Vitorette
Por Vinicius Vitorette
MANDAGUAÇU DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA APÓS TEMPORAL
PORTAL MANDAGUAÇU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Mandaguaçu Decreta Estado de Calamidade Pública Após Temporal

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, no Paraná, publicou nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, o Decreto N° 9844/2025, declarando Estado de Calamidade Pública na área urbana e rural do município, em função dos severos danos provocados por uma violenta tempestade ocorrida no último sábado, 1º de novembro de 2025. O desastre foi caracterizado como Tempestade Local com Granizo e Vendaval.

O Prefeito Municipal, José Roberto Mendes, assina o decreto, considerando que a tempestade causou "danos de levada monta", de forma generalizada.

Publicidade

Leia Também:

Informações da Defesa Civil indicam que 35 residências foram mais afetadas, com destelhamento e alagamento, e cerca de 100 outros pontos sofreram danos diversos. A infraestrutura pública, como pavimentação e prédios públicos, também foi prejudicada.


 

Medidas Imediatas Autorizadas pelo Decreto

 

A declaração de Calamidade Pública, válida para as áreas comprovadamente afetadas, autoriza uma série de medidas emergenciais para a resposta ao desastre:

  • Mobilização e Arrecadação: Autoriza a convocação de voluntários para auxiliar nas ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para a população atingida.

  • Acesso e Uso de Propriedade: De acordo com a Constituição Federal, autoriza-se agentes de defesa civil, em caso de risco iminente, a:

    • Penetrar em casas, a qualquer hora, mesmo sem consentimento do morador, para prestar socorro ou determinar pronta evacuação.

    • Usar de propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou comprometer a segurança, com garantia de indenização ulterior ao proprietário caso ocorram danos à mesma.

  • Desapropriação em Áreas de Risco: Autoriza o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares localizadas em áreas de risco intensificado de desastres, de acordo com o Decreto-Lei nº 3.365/1941. Sempre que possível, essas propriedades serão trocadas por outras em áreas seguras.

  • Dispensa de Licitação: Fica autorizada a aquisição de bens e a contratação de obras e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, com dispensa de licitação, com base na Lei n.º 14.133/2021, Inciso VIII do Artigo 75. Os contratos, no entanto, devem ser concluídos em até 180 dias consecutivos e ininterruptos.

FONTE/CRÉDITOS: PORTAL MANDAGUAÇU
Vinicius Vitorette

Publicado por:

Vinicius Vitorette

Repórter por ofício e Jornalista por Paixão. Atualmente exerço o Jornalismo do principal meio de informações online de Mandaguaçu. Estudante de Direito/Ciências Contábeis. Quem fala a verdade não merece castigo!

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )