Portal Mandaguaçu

Quarta-feira, 15 de Abril de 2026
omny 7
omny 7

Política

Deputados aprovam aumento de ICMS no Paraná

Estado passa a ter o maior ICMS do país.

Vinicius Vitorette
Por Vinicius Vitorette
Deputados aprovam aumento de ICMS no Paraná
SANDRO NASCIMENTO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (30) projeto de lei que aumenta a chamada alíquota base do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS), de 18% para 19%. Anuncie sua marca no Portal Mandaguaçu

A proposta passou em segunda e terceira discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A votação foi rápida, em regime de urgência, sem os debates defendidos pelo setor produtivo, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo.

Publicidade

Leia Também:

A redação final do projeto ainda precisa ser aprovada. A votação está prevista para a próxima terça-feira (6). Se aprovada, segue para sanção do governador Ratinho Junior (PSD). Siga as redes socias do Portal Mandaguaçu

Com o aumento, o ICMS do Paraná passa a ser o mais alto do país. Os deputados também aumentaram a alíquota sobre produtos específicos como refrigerantes, água mineral, joias e tabaco.

A justificativa do governo ao propor o aumento de impostos é cobrir o rombo nos cofres públicos, de mais de R$ 3 bilhões só neste ano, deixado pela redução do ICMS sobre a gasolina e energia elétrica.

FONTE/CRÉDITOS: g1
Vinicius Vitorette

Publicado por:

Vinicius Vitorette

Repórter por ofício e Jornalista por Paixão. Atualmente exerço o Jornalismo do principal meio de informações online de Mandaguaçu. Estudante de Direito/Ciências Contábeis. Quem fala a verdade não merece castigo!

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )