Portal Mandaguaçu

Notícias Economia

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ PERIOTO APROVA REGIME CÍVICO-MILITAR

A comunidade escolar, composta por 602 votantes, aprovou a implementação do regime cívico-militar, marcando um marco importante na educação do município.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ PERIOTO APROVA REGIME CÍVICO-MILITAR
INTERNET
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Escola Estadual Professor Francisco José Perioto, localizada na cidade de Mandaguaçu, no Paraná, tomou uma decisão significativa durante a consulta pública realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 2023. A comunidade escolar, composta por 602 votantes, aprovou a implementação do regime cívico-militar, marcando um marco importante na educação do município.

Segundo os resultados divulgados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 458 pessoas expressaram apoio à introdução do modelo cívico-militar, enquanto 142 votaram contra. O plebiscito contou ainda com 2 votos nulos, e nenhum voto em branco. Esses números refletem a participação ativa da comunidade no processo de decisão sobre o futuro educacional da Escola Estadual Francisco José Perioto.

Com a aprovação expressiva da comunidade, a instituição está destinada a se tornar a primeira escola cívico-militar no município de Mandaguaçu, estabelecendo um novo padrão para o sistema educacional local. A implementação do modelo está programada para o ano letivo de 2024.

O que é o modelo cívico-militar?

O modelo cívico-militar é uma abordagem educacional que combina elementos da educação cívica com a presença e participação de profissionais militares na gestão e disciplina escolar. Este modelo visa promover valores como responsabilidade, respeito, e patriotismo, enquanto busca garantir um ambiente disciplinado e focado no aprendizado.

Entre as características comuns das escolas cívico-militares estão a presença de oficiais militares na administração, a ênfase em atividades extracurriculares relacionadas à disciplina e valores cívicos, além de uma abordagem rigorosa em relação à ordem e comportamento dos alunos.

A decisão da Escola Estadual Francisco José Perioto de adotar esse modelo reflete uma escolha consciente da comunidade em buscar uma abordagem educacional que vai além do ensino tradicional, incorporando valores e princípios que os defensores do modelo acreditam serem fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

A implantação do modelo cívico-militar na Escola Estadual Professor Francisco José Perioto certamente despertará atenção e debate na comunidade educacional local, à medida que a instituição se prepara para essa transição marcante no ano letivo de 2024.

FONTE/CRÉDITOS: PORTAL MANDAGUAÇU

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )