O PSICOPEDAGOGO E AS DIFICULDES DE APRENDIZAGEM
Ninguém vai mal na escola por querer!
Já parou para pensar no quanto essa frase é verdadeira? Às vezes julgamos uma criança como preguiçosa, desinteressada, desatenta, mas não analisamos as reais causas para as dificuldades escolares.
Para que a aprendizagem aconteça, é necessário que os fatores orgânicos, corporais, intelectuais e desejantes estejam integrados. Qualquer déficit em uma dessas áreas, ou a não integração das mesmas, pode resultar em dificuldade de aprendizagem.
Bons professores, coordenadores e gestores escolares são capazes de identificar os sintomas, contudo é o Psicopedagogo quem detém os testes formais e métodos específicos para avaliar com propriedade as causas e sugerir as intervenções necessárias.
O Psicopedagogo é a ponte entre a escola e a equipe multidisciplinar a ser consultada, é ele quem analisa a necessidade de um Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional ou qualquer outro tipo de intervenção necessária.
Pular a Avaliação Psicopedagógica resulta em diagnósticos superficiais e equivocados, o que pode comprometer ainda mais o processo de aprendizagem.
ANNA KARLA PELIÇON
Graduada em Pedagogia (UEM)
Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica
Especialista em Neuropsicopedagogia
Especialista em Avaliação Neuropsicopedagógica