quarta-feira , 17 julho 2019
Home / Artigos e Opiniões / O PSICOPEDAGOGO E AS DIFICULDES DE APRENDIZAGEM

O PSICOPEDAGOGO E AS DIFICULDES DE APRENDIZAGEM



Ninguém vai mal na escola por querer!

 

Já parou para pensar no quanto essa frase é verdadeira? Às vezes julgamos uma criança como preguiçosa, desinteressada, desatenta, mas não analisamos as reais causas para as dificuldades escolares.

Para que a aprendizagem aconteça, é necessário que os fatores orgânicos, corporais, intelectuais e desejantes estejam integrados. Qualquer déficit em uma dessas áreas, ou a não integração das mesmas, pode resultar em dificuldade de aprendizagem.

Bons professores, coordenadores e gestores escolares são capazes de identificar os sintomas, contudo é o Psicopedagogo quem detém os testes formais e métodos específicos para avaliar com propriedade as causas e sugerir as intervenções necessárias.

O Psicopedagogo é a ponte entre a escola e a equipe multidisciplinar a ser consultada, é ele quem analisa a necessidade de um Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional ou qualquer outro tipo de intervenção necessária.

Pular a Avaliação Psicopedagógica resulta em diagnósticos superficiais e equivocados, o que pode comprometer ainda mais o processo de aprendizagem.

ANNA KARLA PELIÇON

Graduada em Pedagogia (UEM)

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Especialista em Neuropsicopedagogia

Especialista em Avaliação Neuropsicopedagógica

 

Sobre Fernando Razente

Atuante com comunicação e mídia, desempenhou-se na área administrativa do Jornal Noroeste e cursa História. É colunista, escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas. Atualmente é editor chefe do Portal Mandaguaçu.


Veja Também

STF E A CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA

Angélica O. Mazzaro Pinelli OAB/PR 62.690 Beatriz Aquaroni F. Cadamuro OAB/PR 90.247 Thaís Ramalho Pinelli ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *