domingo , 22 outubro 2017
Home / Mandaguaçu / História de Mandaguaçu

História de Mandaguaçu


Histórico

Como quase todas as cidades fundadas na região geoeconômica do Norte do Paraná, Mandaguaçu é o resultado da obra realizada pela empresa imobiliária conhecida pela denominação Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Proprietária de grandes tratos de terras na área setentrional do Paraná, a aludida Companhia imobiliária planejou e levou a efeito extraordinária obra de colonização nesta parte do estado, nela se incluindo a atual cidade de Mandaguaçu.
Esse trabalho teve início em 1944, quando ali chegaram os primeiros moradores: Tito Rodrigues, Durvalino de Matos Medrado, João Angelim, José Braz e Santo Lonardoni. Suas propriedades foram construídas em terrenos adquiridos, anteriormente, da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, e com a sua chegada à localidade iniciaram-se os trabalhos de fundação do patrimônio, que se transformou, logo depois, em florescente e progressista povoação.
Durvalino de Matos Medrado foi o primeiro comerciante de Mandaguaçu; apesar de pobre e das dificuldades enfrentadas prestou bons serviços à povoação, contribuindo de maneira eficiente para o seu crescimento e evolução.
Outros vieram atraídos pela fertilidade da terra. Não tardou a dominar a lavoura de café. Abriram-se estradas, ampliando-se, desse modo, os meios de comunicações e transportes. Como consequência, o patrimônio se transformou num pujante núcleo de riqueza da região norte-paranaense.
Entre os primitivos nomes dados à localidade destacam-se os de Vila Guaíra e Governador Lupion; mas, ao receber os foros de cidade, já era conhecida pela denominação atual de Mandaguaçu.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro de 1951, o patrimônio de Mandaguaçu foi elevado à categoria de município e instalado em dezembro do ano seguinte.

Fonte

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu (PR); IBGE/Agência Mandaguaçu

Sobre leivid

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Cristão, corredor, ciclista, apartidário, guitarrista, empreendedor, colecionador de Action Figures e blogueiro por hobby. CEO na SIGLOC (Empresa de Sistema de Gestão) e criadora responsável pelo site de Mandaguaçu.


Veja Também

Telecentro de Mandaguaçu realiza entrega de certificados

Aproximadamente 90 alunos foram capacitados para o mercado de trabalho   Na noite de ontem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *