sexta-feira , 15 novembro 2019
Home / Mandaguaçu / Fiéis católicos de Mandaguaçu celebram o Corpus Christi

Fiéis católicos de Mandaguaçu celebram o Corpus Christi



Data comemorativa faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia

Fernando Razente
contato@mandaguacu.com.br

 

O feriado de hoje (20), refere-se à festividade de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo), que os católicos celebram todos os anos na primeira quinta-feira após a Oitava de Pentecostes.  Ela não existiu na Igreja Cristã desde sempre. O marco institucional do evento é a bula Transiturus de hoc mundo, do Papa Urbano IV, publicada a 11 de agosto de 1264, e que pode ser lida com grande interesse no site do Vaticano.

Nesse dia, católicos da cidade de Mandaguaçu, se dispuseram à celebração desde cedo. Os fiéis começaram as montagens dos tradicionais tapetes de pó de serra às 08h00 da manhã. Dezenas de pessoas acompanharam a confecção das belas artes feitas na rua.

Na parte da tarde, às 15h00, os fiéis participaram da missa na paróquia São Sebastião, localizada na Praça da Bíblia. A comemoração foi finalizada com a realização da procissão, que na ocasião foi dirigida pelo Pe. Gustavo Constantin.

Segundo Padre Paulo Ricardo, teólogo católico e referência nacional nas questões históricas sobre o catolicismo, o Corpus Christi “é um dia de reparação. Reparação pela falta de fé generalizada em que se encontram nossos católicos, participando da Missa de qualquer modo e recebendo a Comunhão como se fosse um pedacinho qualquer de pão. Reparação porque, apesar de tantos milagres eucarísticos, como o de Bolsena, em que Deus parece gritar aos nossos ouvidos a verdade de sua presença real na Eucaristia, nós, ingratos, teimamos em não crer, não adorar, não esperar e não O amar. Reparação porque, a um Deus que deseja ardentemente se unir a nós, a nossa resposta tantas vezes é a frouxidão, a frieza, a indiferença.”

Sobre Fernando Razente

Atuante com comunicação e mídia, desempenhou-se na área administrativa do Jornal Noroeste e cursa História. É colunista, escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas.


Veja Também

Cadeirante de Mandaguaçu critica situação rotineira de veículos parados em vagas especiais

Fernando Razente contato@mandaguacu.com.br As calçadas sem acessibilidade e as vagas de carro ocupadas indevidamente estão ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *