quarta-feira , 17 julho 2019
Home / Mandaguaçu / Aposentado mandaguaçuense conquista melhor qualidade de vida através do Pedal

Aposentado mandaguaçuense conquista melhor qualidade de vida através do Pedal



Proporcionando mudanças benéficas para a saúde, o pedal é a modalidade esportiva que está conquistando a população

Fernando Razente
contato@mandaguacu.com.br

O ciclismo é praticado a muito tempo. Como esporte, surgiu no século XIX, na Inglaterra. Desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas, o ciclismo faz parte dos esportes praticados nos Jogos Olímpicos. O esporte começou a se tornar popular devido ao desenvolvimento econômico das sociedades em geral, que através do regime de capitalização evolutiva, adquiriu um maior poder aquisitivo para comprar as bicicletas especiais e os demais materiais. Desde então, pessoas das mais diversas áreas da sociedade têm experimentado mudanças na qualidade de vida que o ciclismo proporciona.

Uma das figuras populares de Mandaguaçu que viu sua vida mudar através do pedal foi o Cláudio Porcina da Silva, mais conhecido como “Chulapa”. Chulapa, como é carinhosamente apelidado pelos amigos, tem 56 anos e é aposentado. Começou a andar de bicicleta em 2016, um ano depois de sua chegada em Mandaguaçu. Segundo nos conta, seu objetivo era melhorar a saúde que na época estava em risco devido sua luta contra a obesidade. Chulapa começou a praticar o esporte com o grupo de ciclistas de Mandaguaçu, o “Pedal Giro Alto”.

Nos primeiros dias pensou em desistir, por conta da intensidade exigida do exercício de pedalar. Porém, com esforço renovou sua motivação e decidiu levar a sério. Em pouco tempo pulou de 4km por dia para 10km por dia de pedalada. Os percursos atuais que Chulapa faz com a sua equipe chegam aos 123km em apenas um dia. O resultado veio em pouco tempo, como declarou o ciclista: “Eu pesada 150kg quando comecei, e na época me lembro de ter que conseguido eliminar mais de 20kg através do ciclismo.

Hoje, depois de mais quilos perdidos com a pedalada, estou com 109kg!” Além dos benefícios para saúde, Chulapa também aproveitou a entrevista para defender o incentivo do esporte em Mandaguaçu: “O pedal é uma coisa muito saudável, e acredito que deveria ter mais incentivo em nossa cidade. Os eventos dessa área precisam ser mais divulgados. Também penso que os jovens de hoje estão muito sedentários. Os pais precisam tomar a inciativa e levar os filhos para praticar esportes como o ciclismo.”

Segundo especialistas da área da saúde, a prática do ciclismo é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. Ela é uma modalidade esportiva excelente para a atividade aeróbica. Além disso, a prática regular queima muitas calorias.

Contato para mais informações
Para quem deseja iniciar as atividades com o Pedal Giro Alto em Mandaguaçu, deve entrar em contato com equipe através do tel: (44) 9702-1020 ou inbox da página oficial @PEDALGIROALTO no facebook.

Sobre Fernando Razente

Atuante com comunicação e mídia, desempenhou-se na área administrativa do Jornal Noroeste e cursa História. É colunista, escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas. Atualmente é editor chefe do Portal Mandaguaçu.


Veja Também

Processo Seletivo que disponibiliza três vagas de estágio é aberto por meio do TJ – PR

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente através da internet Através do Diário Eletrônico, o Tribunal ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *